A Savannah anunciou esta manhã a atribuição de um apoio financeiro de até 110 milhões de euros por parte da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em representação do Estado, para o desenvolvimento da mina de lítio do Barroso, em Covas do Barroso, concelho de Boticas, distrito de Vila Real.

Em comunicado, a empresa concessionária do projeto sublinhou que o financiamento foi concedido ao abrigo do Quadro Temporário de Crise e Transição da Comissão Europeia, enquadrando-se no Programa de Incentivo a Investimentos em Setores Estratégicos do Estado e no Regime Contratual de Investimento (RCI). Para a Savannah, este apoio “reforça de forma significativa” o reconhecimento do Projeto de Lítio do Barroso (PLB) como um ativo de relevância nacional num setor industrial estratégico emergente.

O presidente executivo da empresa, Emanuel Proença, considera que o apoio será determinante para o investimento de capital do projeto, nomeadamente na construção das infraestruturas necessárias para o arranque da produção, prevista para 2028. O responsável sublinha ainda que a decisão “reforça o compromisso do Estado Português em garantir condições de sucesso equivalentes às concedidas a outros projetos estratégicos na Europa”.

Também a presidente da AICEP, Madalena Oliveira e Silva, destacou que o apoio ao projeto da Savannah demonstra a ambição de Portugal em fortalecer uma fileira estratégica para o futuro, contribuindo para a produção interna de matérias-primas essenciais, a criação de emprego qualificado e o reforço da autonomia energética europeia.

O financiamento, não reembolsável, divide-se em duas componentes: 75% (82,2 milhões de euros) destinados às despesas iniciais de capital e 25% (27,4 milhões) dependentes do cumprimento de parâmetros de desempenho na fase operacional. O montante final poderá variar em função do custo elegível do projeto e do cumprimento das condições contratuais.

A mina de lítio do Barroso obteve Declaração de Impacte Ambiental favorável condicionada em 2023, estando previsto o início das obras em 2026.

A Redação com Lusa
Foto: DR

IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorXVI ENCONTRO DE COROS CELEBROU O NATAL NA IGREJA MATRIZ DE VILA POUCA DE AGUIAR
Próximo artigoMACNA” EM CHAVES EXPÕE 150 FOTOGRAFIAS INÉDITAS SOBRE O NORTE DOS ANOS 90