O Túnel do Marão, que liga Vila Real a Amarante, esteve encerrado ao trânsito durante a noite de 13 para 14 de janeiro devido a um simulacro de acidente rodoviário que mobilizou diversos meios de emergência. A operação envolveu a simulação de uma colisão entre um autocarro, um veículo de transporte de matérias perigosas e um automóvel ligeiro, que teria provocado ferimentos em 13 pessoas, três delas em estado grave, todas transportadas para o hospital de Vila Real, tal como foi atuado.
O exercício, de nível 2 de emergência, contou com cerca de 80 profissionais de diferentes entidades, incluindo bombeiros de várias localidades, INEM, GNR, Cruz Vermelha e a Infraestruturas de Portugal, que gerem o túnel. Além destes, cerca de 30 avaliadores acompanharam o desenvolvimento das operações, observando e analisando a atuação das equipas de socorro.
Durante o simulacro, os veículos tiveram de ser desviados. Os condutores no sentido Porto–Vila Real seguiram por um desvio entre o Nó de Ligação ao IP4 e o Nó da Campeã, enquanto os que circulavam no sentido contrário foram encaminhados pelo desvio entre o Nó da Campeã e o Nó de Ligação ao IP4.
O objetivo desta operação foi testar a prontidão das equipas e familiarizar os diferentes agentes com os procedimentos a adotar em situações de emergência dentro do túnel, assegurando a segurança de utilizadores e profissionais. O balanço completo do exercício será divulgado, ao que tudo indica durante a próxima semana, após a análise das equipas avaliadoras.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















