Desde 2021, o Município de Carrazeda de Ansiães já apoiou financeiramente mais de 80 jovens através do Regulamento Municipal Ansiães Jovem, um programa de apoio à fixação de jovens na região, com um investimento global que ronda os 250 mil euros e visa incentivar a permanência de população jovem, promovendo o desenvolvimento social e económico do concelho.
Este programa contempla quatro modalidades de apoio: incentivo ao arrendamento, apoio à aquisição de habitação, apoio à construção ou recuperação de imóveis degradados e aplicação de tarifas reduzidas nos serviços de água, eletricidade e resíduos sólidos urbanos.
Podem candidatar-se a este apoio, jovens entre os 18 e os 40 anos, individualmente ou em agregado familiar, desde que não sejam proprietários de habitação própria no concelho. No caso do arrendamento, o apoio corresponde a 25% do valor da renda mensal e, no que diz respeito à aquisição ou construção de habitação própria, o incentivo é calculado à proporção de 25 euros por metro quadrado, até um máximo de oito mil euros.
A recuperação de imóveis degradados é apoiada em duas fases, sendo o pagamento concluído após a verificação das condições de habitabilidade. O regulamento prevê ainda um apoio adicional de 10% sobre os consumos de serviços essenciais, aplicável ao arrendamento.
Os apoios ao arrendamento e às tarifas reduzidas têm a duração de cinco anos, enquanto os apoios à aquisição, construção ou recuperação de habitação são de carácter único.
Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Carrazeda de Ansiães


















