O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), em Chaves, inaugura esta sexta-feira, 16 de janeiro, às 16h30, a exposição “O Norte de Ontem – Obras da Coleção dos Encontros de Fotografia”, uma mostra que reúne cerca de 150 fotografias dedicadas ao retrato do Norte de Portugal durante a década de 1990.
A exposição apresenta trabalhos de fotógrafos portugueses e internacionais que participaram em alguns dos mais relevantes projetos de mapeamento fotográfico realizados no país no âmbito do Encontros de Fotografia, oferecendo um olhar documental e artístico sobre as transformações sociais, culturais e territoriais do Norte no final do século XX.
Com curadoria de Albano Silva Pereira e Mariana Marin Gaspar, “O Norte de Ontem” é uma produção do Centro de Artes Visuais (CAV), em colaboração com o MACNA – Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, integrada no programa da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), promovido pela Direção-Geral das Artes, e conta ainda com o apoio do Município de Chaves.
A mostra estará patente ao público até 24 de maio de 2026, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h30 às 18h00. A partir de abril, com a entrada em vigor do horário de verão, o museu passa a encerrar às 18h30.
“O Norte de Ontem” propõe uma viagem visual ao passado recente da região, reunindo imagens inéditas que preservam a memória coletiva e reafirmam a importância da fotografia como instrumento de reflexão histórica e artística.
A Redação,
Fotos: DR




















