O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), em Chaves, inaugura esta sexta-feira, 16 de janeiro, às 16h30, a exposição “O Norte de Ontem – Obras da Coleção dos Encontros de Fotografia”, uma mostra que reúne cerca de 150 fotografias dedicadas ao retrato do Norte de Portugal durante a década de 1990.

A exposição apresenta trabalhos de fotógrafos portugueses e internacionais que participaram em alguns dos mais relevantes projetos de mapeamento fotográfico realizados no país no âmbito do Encontros de Fotografia, oferecendo um olhar documental e artístico sobre as transformações sociais, culturais e territoriais do Norte no final do século XX.
Com curadoria de Albano Silva Pereira e Mariana Marin Gaspar, “O Norte de Ontem” é uma produção do Centro de Artes Visuais (CAV), em colaboração com o MACNA – Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, integrada no programa da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), promovido pela Direção-Geral das Artes, e conta ainda com o apoio do Município de Chaves.
A mostra estará patente ao público até 24 de maio de 2026, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h30 às 18h00. A partir de abril, com a entrada em vigor do horário de verão, o museu passa a encerrar às 18h30.
“O Norte de Ontem” propõe uma viagem visual ao passado recente da região, reunindo imagens inéditas que preservam a memória coletiva e reafirmam a importância da fotografia como instrumento de reflexão histórica e artística.

A Redação,
Fotos: DR

banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorQUATRO SUSPEITOS DE FURTOS EM RESIDÊNCIAS EM MACEDO DE CAVALEIROS FICAM EM PRISÃO PREVENTIVA