O Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa, evocou ontem, sábado, dia 17, mais um aniversário da morte de Miguel Torga com um programa cultural dedicado à sua memória e obra.

As iniciativas incluíram uma romagem ao cemitério local, onde o escritor está sepultado, seguindo-se um recital de poesia intitulado “Na Terra de Torga”, no Espaço Miguel Torga. O momento contou com a leitura de poemas por Paulo Pires, acompanhada ao piano por Rui de Luna, numa homenagem que juntou literatura e música.

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nasceu em São Martinho de Anta em 1907 e faleceu em 1995, em Coimbra. É considerado uma das grandes referências da literatura portuguesa do século XX, com uma obra marcante na poesia, no conto e no memorialismo.

Para assinalar a data, o Espaço Miguel Torga partilhou ainda um poema do autor nas redes sociais, recordando versos que refletem a sua visão lúcida e contida da despedida: “O remédio é partir discretamente (…) Um poema de lírico pudor, um sorriso de amor, e mais nada.”

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Artigo anteriorPORTUGUESES VÃO HOJE ÀS URNAS PARA ESCOLHER O PRÓXIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Próximo artigoEXPO SAÚDE & BEM-ESTAR REGRESSA A MOGADOURO EM MAIO