O Programa Cheque-livro, umas iniciativa do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, está a abrir novas oportunidades para os jovens residentes em Portugal desenvolverem hábitos de leitura e frequentarem livrarias locais. A iniciativa é implementada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e pelo Fundo de Fomento Cultural (FFC).

A edição de 2025/2026 destina-se aos jovens nascidos em 2007 ou 2008, que possuam Cartão de Cidadão válido ou Chave Móvel Digital. O programa permite-lhes escolher livremente livros de interesse pessoal, excluindo apenas manuais escolares, dicionários, livros de apoio ao estudo ou obras não editadas em Portugal.

O funcionamento do Cheque-livro é simples. Os participantes registam-se na plataforma com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, emitem o Cheque-livro, deslocam-se a uma das livrarias aderentes, escolhem o livro e validam o ISBN junto do livreiro. Depois, podem partilhar as suas leituras nas redes sociais com a hashtag #chequelivro.

Para as livrarias, a participação neste programa representa uma oportunidade para aumentar a visibilidade, atrair novos leitores e reforçar a ligação com a comunidade, ultrapassando o papel meramente comercial do setor. As livrarias interessadas em integrar o Cheque-livro devem cumprir os requisitos definidos e registar-se na plataforma oficial.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CHEQUE-LIVRO – Républica Portuguesa

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Artigo anteriorUTAD QUER APROXIMAR FORMAÇÃO MÉDICA DOS CUIDADOS DE SAÚDE LOCAIS
Próximo artigoALFÂNDEGA DA FÉ RECEBE “IMPLICATE 2026 – UMA SOCIEDADE DE ROSTO HUMANO”