Cumpre-se já amanhã, 20 de janeiro, uma das mais emblemáticas tradições religiosas do concelho de Boticas. As aldeias de Vila Grande e Alturas do Barroso voltam a acolher a romaria em honra de São Sebastião, marcada pela realização da tradicional “Mesinha de São Sebastião”, um ritual comunitário de partilha de comida em troca de proteção divina.

Considerada a romaria com maior simbolismo do concelho, a celebração atrai todos os anos milhares de visitantes. A origem da tradição remonta ao período das invasões francesas, quando os habitantes das duas aldeias prometeram a São Sebastião, padroeiro da guerra, da fome e da peste, oferecer alimento a todos os forasteiros que passassem pela localidade no dia 20 de janeiro, em troca da sua proteção. Segundo a tradição, um forte nevão terá impedido a passagem das tropas francesas, reforçando a devoção popular que se mantém viva até hoje.

Em Vila Grande, as principais ruas da aldeia transformam-se numa extensa mesa comunitária, onde são servidos pão caseiro, arroz e carne de porco confecionada em potes de ferro ao lume. Já em Alturas do Barroso, os visitantes podem degustar pão, vinho e feijoada, num ambiente de convívio que junta habitantes locais e forasteiros.

Conhecida também como “Festa das Papas”, a “Mesinha de São Sebastião” é uma das mais antigas manifestações religiosas do concelho de Boticas e continua a afirmar-se como um símbolo de fé, identidade e hospitalidade, renovando-se amanhã com a expectativa de mais uma forte afluência de visitantes vindos de toda a região Norte.

A redação,
Fotos CM Boticas

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Artigo anteriorQUATRO CARREGADORES ELÉTRICOS EM ZONAS DE ESTACIONAMENTO EM VILA NOVA DE FOZ CÔA
Próximo artigoBRAGANÇA PREVÊ INVESTIMENTO DE 60 MILHÕES PARA IMPULSIONAR DESENVOLVIMENTO INTELIGENTE DO CONCELHO