O Município de Bragança aprovou ontem, dia 19 de janeiro, em reunião de Câmara, as Grandes Opções do Plano (GOP) para o ciclo autárquico 2026–2029, prevendo um investimento global de cerca de 60 milhões de euros para orientar o desenvolvimento do concelho nos próximos quatro anos.

Do total previsto, cerca de 7,8 milhões destinam-se ao Plano de Atividades Municipal e 21 milhões ao Plano Plurianual de Investimentos, refletindo uma aposta clara na modernização do território, na coesão social e na valorização dos recursos locais.

Esta estratégia municipal visa afirmar Bragança como um território atrativo para viver, estudar, investir e visitar, apostando num modelo de desenvolvimento equilibrado e sustentável. Segundo a presidente da Autarquia, Isabel Ferreira, o objetivo passa por transformar o concelho num “laboratório vivo de desenvolvimento inteligente”, articulando ciência, tecnologia, criatividade e identidade local.

As GOP estruturam-se em três eixos principais: Pessoas e Sociedade, Economia e Emprego e Ambiente e Território, materializados através dos projetos “Bragança Inovadora” e “Bragança Criativa”, que promovem a inovação económica e a valorização cultural.

Entre os investimentos prioritários destacam-se a requalificação de escolas e equipamentos culturais e desportivos, a expansão do Brigantia Ecopark, intervenções no centro histórico, criação de zonas verdes e melhorias na eficiência energética do aeródromo e do terminal rodoviário, bem como a requalificação da rede de Centros de Saúde.

O apoio às freguesias será reforçado em 125%, com transferências de cerca de 3,37 milhões de euros para as 39 juntas e uniões de freguesia, sobretudo para obras, infraestruturas, ação social e dinamização cultural.

A execução do plano contará com fundos europeus alinhados com o PT2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo também dada relevância à chamada “obra imaterial”, através da valorização da cultura, do património e da criatividade.

As GOP serão submetidas à apreciação da Assembleia Municipal, agendada para 29 de janeiro.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Bragança

Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorBOTICAS CUMPRE AMANHÃ TRADIÇÃO SECULAR DA “MESINHA DE SÃO SEBASTIÃO”
Próximo artigoMESÃO FRIO ENCERRA CASAS DE BANHO PÚBLICAS APÓS ATO DE VANDALISMO