Rafael Fernandes, natural de Mirandela, desempenha funções num hospital em Inglaterra, foi alvo de um reconhecimento pessoal por parte dos Duques de Cambridge pelo seu protagonismo na elaboração do pin alusivo às comemorações dos 200 anos do Dia Internacional do Enfermeiro.
O dia internacional do enfermeiro celebra-se anualmente a 12 de Maio.
Foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida tem a ver com o nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna, que nasceu a 12 de Maio de 1820 em Florença, ou seja, há 200 anos.
A pandemia não permitiu que a data fosse comemorada, na altura, com pompa e circunstância, ainda assim o Royal Berkshire Hospital, em Reading, a cerca de 65 quilómetros de Londres, promoveu o design para a elaboração de um Pin alusivo à efeméride.
Um dos protagonistas foi Rafael Fernandes, enfermeiro natural de Mirandela, que exerce funções naquela unidade hospitalar, onde, também nasceu Kate Middleton, a mulher do Príncipe William. O casal real fez questão de marcar presença, na passada terça-feira, no Hospital, e pessoalmente agradecer o empenho de Rafael e outros profissionais na elaboração deste Pin que começou, oficialmente, a ser distribuído.
“Esta oportunidade de interação, claramente é para recordar um dia mais tarde, é um momento marcante”, confessa o enfermeiro mirandelense.
Rafael Fernandes tem 30 anos, acabou a licenciatura de enfermagem, em 2012, e em 2014 rumou ao Reino Unido, onde está a trabalhar há mais de seis anos e não se arrepende, porque entende que aquele país dá melhores condições, não só a nível financeiro. “Também na progressão na carreira, o Reino Unido está muito mais hierarquizado, existe um reconhecimento do trabalho muito maior. Destaco também, o facto de o hospital apostar muito na formação dos seus profissionais”, adianta.
Quanto à pandemia, Rafael Fernandes diz que os tempos “não têm sido fáceis, mas tem ajudado o facto de haver, nesta região, muita comunidade portuguesa”. A vacina já chegou ao Reino Unido, e isso “também ajuda a encarar o futuro com mais otimismo”, acrescenta.
Apesar das vantagens em exercer no Reino Unido, Rafael confessa gostava de regressar, a curto prazo, para o seu país. “Penso que todos os profissionais de saúde que vieram para o Reino Unido ou para outro país europeu, existe sempre o desejo de regressar a Portugal e continuo a manter esse sonho, mas tudo fica um pouco dependente da conclusão de um curso superior que estou a tirar, mas possivelmente gostava de voltar a Portugal nos próximos dois anos”, admite.
A última vez que Rafael esteve em Mirandela, foi em Julho deste ano, mas está colocada de parte a possibilidade de vir passar o Natal com a sua família, dada a obrigatoriedade de ter de realizar quarentena de 14 dias quando regressar a Inglaterra.
Jornalista: Fernando Pires
Slider