DADOS INTERCALARES INDICAM QUE MIRANDELA BAIXOU DE ESCALÃO DE RISCO MAS AINDA TERÁ RECOLHER OBRIGATÓRIO NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

Convém esclarecer que esta descida não tem, para já, qualquer impacto nas medidas a que cada concelho está sujeito até ao final do atual estado de emergência, que termina às 23:59 de 23 de dezembro. Nova reavaliação, na próxima sexta-feira, é que irá confirmar, ou não, a descida de escalão.

A evolução da situação epidemiológica da Covid-19 revela que os municípios de Mirandela, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro baixaram de escalão de risco, no período de 25 de novembro a 8 de dezembro, face à classificação com base nos 14 dias terminados a 2 de dezembro. 

Em contrapartida, o concelho de Vimioso é o único do distrito que passa a estar num patamar de risco superior, de acordo com os dados revelados, ontem, pela Direção-Geral de Saúde (DGS). 

Comparando com a situação registada a 2 de dezembro, data que serviu de referência para a classificação dos concelhos feita pelo Governo para o atual estado de emergência, com esta contabilidade, que convém referir é ainda provisória, o concelho de Mirandela passaria de risco muito elevado de contágio para elevado. Freixo de Espada à Cinta e Macedo de Cavaleiros desciam de risco extremamente elevado de contágio para risco muito elevado e Mogadouro passava de risco elevado para moderado.

No entanto, convém esclarecer que esta descida não tem, para já, qualquer impacto nas medidas a que cada concelho está sujeito até ao final do atual estado de emergência, que termina às 23:59 de 23 de dezembro.

O que equivale a dizer que no distrito de Bragança, continuam a ser 8 os concelhos que ainda terão recolher obrigatório durante a semana, a partir das 23,00 horas e no próximo fim-de-semana, a partir das 13,00 horas: Mirandela, Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo.

Com recolher obrigatório, apenas durante a semana, a partir das 23,00 horas, estão os concelhos de Mogadouro e Vinhais.

Enquanto, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães não têm recolher obrigatório, nem sequer durante a semana.

Na próxima sexta-feira, o Governo vai reavaliar a situação epidemiológica, sendo que os 14 dias que vão contar para essa análise já não será o intervalo de 25 de novembro a 8 de dezembro, mas antes de 3 de dezembro a 16 de dezembro e por isso não é um dado adquirido que, por exemplo, Mirandela venha a baixar de escalão.

Jornalista: Fernando Pires 

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n