No dia 9 de janeiro, arrancou oficialmente o projeto FERTiOLIVE – Sistema de Fertilização Inteligente Low-Cost para Olivais Tradicionais, numa reunião promovida pelo MORE Colab – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, que contou com a participação de todos os parceiros envolvidos.
O projeto tem como principal objetivo desenvolver uma solução tecnológica inovadora, acessível e sustentável, adaptada à realidade do olival tradicional, responsável por cerca de 75% da área nacional de cultivo de oliveiras. A nova tecnologia permitirá a recolha de dados diretamente no campo, avaliação do estado nutricional das plantas e geração de recomendações de fertilização personalizadas, em tempo real e sem necessidade de conectividade.
O lançamento em Vimioso reuniu os parceiros MORE Colab, Instituto Politécnico de Bragança, Natureza Prima e APPITAD, que discutiram o plano de atividades e os primeiros passos para a execução técnica do projeto.
O FERTiOLIVE é cofinanciado pelo Programa Regional Norte 2030 e representa um importante passo na integração da inovação tecnológica com práticas agrícolas tradicionais, promovendo a sustentabilidade do setor olivícola português.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR


















