O concelho de Mondim de Basto está a implementar o projeto Condomínios de Aldeia, uma iniciativa que visa reforçar a segurança das populações rurais e tornar o território mais resiliente aos incêndios florestais. A intervenção, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com apoio do Fundo Ambiental, representa um investimento a rondar os 469 mil euros.

Os trabalhos estão a decorrer em várias aldeias do concelho, como Bobal, Bormela, Carrazedo, Carvalhais, São Cristóvão de Mondim de Basto, Paço, Pardelhas, Pedreira, Pisqueiredo, Travassos e Vila Chã, incidindo sobretudo nas zonas florestais mais vulneráveis junto aos aglomerados habitacionais.

Entre as ações previstas estão a limpeza de matos, a gestão de combustíveis florestais, a plantação de espécies autóctones, a recuperação de muros de pedra e a melhoria de pastagens e charcos, promovendo uma paisagem mais segura e sustentável.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “este projeto permite reduzir significativamente o risco de incêndio, ao mesmo tempo que envolve as comunidades na gestão ativa do território e valoriza as práticas agroflorestais tradicionais”.

Esta é uma das maiores intervenções no concelho no âmbito da componente de Resiliência e Florestas do PRR, com impacto direto na segurança, qualidade de vida e valorização das zonas rurais.

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorENTRUDO CHOCALHEIRO 2026 LEVA CARETOS AO CORAÇÃO DO GEOPARK EM EXPERIÊNCIA INÉDITA NA ALBUFEIRA DO AZIBO
Próximo artigoCIM DOURO AFIRMA IDENTIDADE DIFERENCIADORA NA FITUR 2026