O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o Plano Regional de Ordenamento do Território do Norte (PROT Norte), um documento estratégico que estabelece as grandes linhas de organização, desenvolvimento e sustentabilidade da região para os próximos dez anos. A proposta foi elaborada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE).

De acordo com Célia Ramos, vice-presidente da CCDR NORTE e responsável pela coordenação do processo, o plano resulta de um percurso longo e amplamente participado, que contou com o contributo dos municípios, das comunidades locais e de diversos agentes regionais.

O PROT Norte define uma visão estratégica integrada para a região, assente num modelo territorial claro, acompanhado por diretrizes orientadoras e por um programa de execução materializado numa Agenda Transformadora. Este instrumento pretende alinhar políticas públicas, investimentos e decisões de ordenamento, garantindo maior coerência na gestão do território.

O plano assume ainda um papel central como base de suporte à Estratégia de Desenvolvimento Regional do Norte, enquadrada no programa NORTE 2030, no âmbito do atual período de programação das políticas da União Europeia (2021–2027).

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

IMG_9798
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorLAMEGO ENCERRA ESCOLAS E REGISTRA CORTES DE TRÂNSITO DEVIDO À TEMPESTADE INGRID
Próximo artigoMUNICÍPIO DE CHAVES APELA À PRUDÊNCIA FACE AO AGRAVAMENTO DAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS