O Município de Boticas informou que já se encontram abertas as candidaturas ao Programa Mais Floresta – Reforço de Capacidade de Atuação, iniciativa promovida pelo Ministério da Agricultura e Mar, através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O programa tem como principal objetivo aumentar e melhorar a gestão florestal, contribuindo para a redução do risco de incêndio rural. Para tal, prevê o apoio a micro, pequenas e médias empresas do setor florestal, nomeadamente na área da silvicultura, através da aquisição de maquinaria destinada à gestão de combustível e à intervenção no território.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Mais Floresta dispõe de uma dotação global de 12,1 milhões de euros, procurando reforçar a capacidade operacional das entidades responsáveis pela gestão da carga combustível e melhorar as condições de trabalho dos agentes do setor.
Podem candidatar-se PME de Portugal continental com atividade nas áreas da silvicultura, exploração florestal e serviços de apoio à gestão e exploração florestal. O apoio é atribuído sob a forma de subvenção não reembolsável, até ao montante máximo de 150 mil euros por candidatura aprovada.
São elegíveis investimentos em diversos tipos de equipamentos, nomeadamente alfaias mecânicas para gestão de combustível, tratores para operações florestais, máquinas telecomandadas para controlo de vegetação e equipamentos de trituração de ramos e galhos.
O período de candidaturas decorre desde 2 de fevereiro até às 18h00 de 15 de março de 2026, ou até que se esgote a dotação disponível, sendo permitida uma candidatura por PME.
As candidaturas devem ser submetidas através do Sistema de Gestão de Candidaturas do ICNF, estando igualmente disponível apoio e esclarecimento junto da Câmara Municipal de Boticas, que incentiva os agentes locais a aproveitarem esta oportunidade de reforço da prevenção e resiliência do território florestal.
Jornalista: Edgar Pedreiro
Foto: CM Boticas



















