Perante os alertas emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e num contexto de condições meteorológicas adversas que mantêm o rio Tâmega acima dos níveis habituais, o vereador da Câmara Municipal de Chaves com o pelouro da Proteção Civil, Nuno Chaves, fez um ponto de situação sobre a evolução do caudal, os riscos existentes e as medidas em curso no concelho.

Segundo o autarca, questionado pelo Canal N, o rio atingiu o pico máximo do nível hidrométrico cerca das 2h00 da madrugada de hoje, momento a partir do qual se registou uma inversão da tendência de subida verificada ao longo de todo o dia anterior. Desde então, observa-se uma descida gradual, atualmente na ordem dos cinco centímetros por hora, acompanhada por uma redução correspondente do caudal.

Apesar desta evolução favorável, Nuno Chaves sublinha que a situação continua a merecer preocupação. “Não apenas pelo nível de caudal que o rio Tâmega ainda apresenta, naturalmente bastante elevado, mas sobretudo pelas previsões meteorológicas para os próximos dias”, afirmou. Embora se antecipe algum alívio da precipitação, mantêm-se períodos de chuva contante e está previsto um agravamento das condições meteorológicas para o dia 10, terça-feira.
O Serviço Municipal de Proteção Civil mantém, por isso, “uma monitorização permanente da evolução do nível hidrométrico e do caudal do rio, com base nos dados recolhidos nas estações hidrológicas de Rabal, em Espanha, e de Curalha, já em território nacional e dentro do nosso concelho. O acompanhamento está a ser feito em estreita articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Agência Portuguesa do Ambiente, bem como as entidades espanholas, permitindo uma vigilância contínua do Rio Tâmega.”
Relativamente à possibilidade de queda de neve a cotas próximas dos 800 metros, o vereador admite que, “embora não seja expectável impacto direto significativo no território concelhio, a acumulação de neve em zonas montanhosas poderá posteriormente contribuir para o aumento das afluências ao rio em caso de degelo”.

No que respeita a ocorrências, o município acompanha desde o dia 26 a evolução do Tâmega, que tem apresentado caudais acima do normal para a época. “Até ontem, apesar de o rio ter galgado as suas margens e inundado espaços verdes contíguos, não tinham ainda sido atingidas edificações ou espaços comerciais, situação que, entretanto, se verificou. Ainda assim, os danos conhecidos permanecem limitados e os serviços municipais encontram-se no terreno a proceder ao levantamento rigoroso das consequências, avaliação que será feita na próxima semana”.
No terreno, o Serviço Municipal de Proteção Civil continua a avaliar as zonas mais críticas e suscetíveis de inundação, verificando eventuais impactos em habitações. “Paralelamente, a Divisão de Ambiente, nomeadamente os setores de saneamento e abastecimento, procede à inspeção, limpeza e desobstrução dos sistemas de drenagem de águas pluviais e residuais, enquanto equipas de limpeza urbana removem resíduos acumulados nas vias públicas”.

Segundo Nuno Chaves, “mantêm-se ainda algumas vias interditas ou condicionadas ao trânsito, numa medida de carácter preventivo destinada a mitigar riscos para a circulação automóvel ou pedonal. A expectativa municipal é que, reunidas as condições de segurança, essas restrições possam ser levantadas ao longo do dia de hoje”.
Na zona ribeirinha de Chaves, incluindo estabelecimentos de restauração situados entre pontes, foram emitidos alertas diretos para o perigo de cheia. O Serviço Municipal de Proteção Civil, e segundo o Vereador, tem desenvolvido um acompanhamento próximo das populações em áreas de maior risco, através do envio de mensagens e de contactos porta a porta, apelando à adoção de medidas de autoproteção e salvaguarda de bens.

Apesar de se antever alguma melhoria nos próximos dias, a evolução do caudal do rio Tâmega e das condições meteorológicas continua a ser um fator de atenção permanente para as autoridades locais.

A Redação, texto e fotos

Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorGNR E MICROSOFT PORTUGAL ADIAM INICIATIVA DO DIA DA INTERNET MAIS SEGURA
Próximo artigoRIO TÂMEGA DESCE EM CHAVES, MAS PROTEÇÃO CIVIL MANTÉM ALERTA PERANTE PREVISÃO DE AGRAVAMENTO DO TEMPO