Vinhais voltou a afirmar-se, em 2026, como a capital do fumeiro nacional. A 46.ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais terminou com um balanço positivo, confirmando o prestígio de um certame que continua a ser um dos principais motores económicos e identitários do concelho.

O evento decorreu ao longo de quatro dias, voltando a atrair milhares de visitantes à vila transmontana. Apesar das condições meteorológicas adversas, o mau tempo, parece não ter tido reflexos negativos nas vendas, mantendo-se o desempenho comercial elevado.

A Feira do Fumeiro de Vinhais continua, desta forma, a gerar um volume de negócios muito significativo para a economia do concelho, destacando-se pelo impacto prolongado que o certame tem ao longo do ano, mais do que nos números imediatos. As receitas geradas permitem uma maior estabilidade económica aos produtores locais, contribuindo para a sustentabilidade rural.

Esta edição reforçou a estratégia municipal de valorização do fumeiro enquanto produto identitário e de projeção externa do território. A aposta na renovação geracional foi uma das linhas orientadoras do certame, num esforço assumido da autarquia para garantir a continuidade de uma atividade tradicional que é marca distintiva de Vinhais.

No balanço final, a 46.ª Feira do Fumeiro afirmou-se como um evento âncora da economia local, um fator de coesão territorial e um dos principais símbolos da identidade cultural transmontana.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Vinhais

banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Artigo anteriorPEDRO MACHADO É CANDIDATO ÚNICO A VICE-PRESIDENTE DA CCDR-N