O Município de Vila Real passou a integrar os órgãos sociais da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), assumindo a vice-presidência do Conselho Fiscal para o mandato 2026-2027. A autarquia será representada pela vereadora com o pelouro da Cultura, Mara Minhava.

Vila Real é membro da APTCVC desde 2022, tendo, desde então, reforçado o seu compromisso com a valorização da tradição cerâmica do concelho, em particular da emblemática Louça Preta de Bisalhães, reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Segundo a vereadora da Cultura, “a participação ativa nos órgãos sociais permite contribuir de forma direta para a definição de orientações, projetos e iniciativas que visam a valorização, preservação e promoção da cerâmica enquanto património cultural, identitário e fator de desenvolvimento dos territórios”.

Nos últimos anos, o Município tem marcado presença nas iniciativas promovidas pela Associação, nomeadamente congressos, exposições e certames, fortalecendo a ligação a uma rede nacional que integra alguns dos principais centros cerâmicos portugueses, reconhecidos pela sua forte tradição e ancestralidade.

Com esta nova responsabilidade, Vila Real reforça o seu papel na estratégia nacional de valorização da cerâmica, contribuindo para a projeção e preservação de um património que constitui uma marca distintiva do território.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorCENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE VILAR DE PERDIZES PREPARA DIA DO AMOR COM ATIVIDADE CRIATIVA E MOMENTOS DE PARTILHA
Próximo artigoALIJÓ AVANÇA COM PROJETO-PILOTO DE RECOLHA SELETIVA DE BIORRESÍDUOS NA RESTAURAÇÃO