O Município de Vila Real passou a integrar os órgãos sociais da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), assumindo a vice-presidência do Conselho Fiscal para o mandato 2026-2027. A autarquia será representada pela vereadora com o pelouro da Cultura, Mara Minhava.

Vila Real é membro da APTCVC desde 2022, tendo, desde então, reforçado o seu compromisso com a valorização da tradição cerâmica do concelho, em particular da emblemática Louça Preta de Bisalhães, reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Segundo a vereadora da Cultura, “a participação ativa nos órgãos sociais permite contribuir de forma direta para a definição de orientações, projetos e iniciativas que visam a valorização, preservação e promoção da cerâmica enquanto património cultural, identitário e fator de desenvolvimento dos territórios”.

Nos últimos anos, o Município tem marcado presença nas iniciativas promovidas pela Associação, nomeadamente congressos, exposições e certames, fortalecendo a ligação a uma rede nacional que integra alguns dos principais centros cerâmicos portugueses, reconhecidos pela sua forte tradição e ancestralidade.

Com esta nova responsabilidade, Vila Real reforça o seu papel na estratégia nacional de valorização da cerâmica, contribuindo para a projeção e preservação de um património que constitui uma marca distintiva do território.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorCENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE VILAR DE PERDIZES PREPARA DIA DO AMOR COM ATIVIDADE CRIATIVA E MOMENTOS DE PARTILHA
Próximo artigoALIJÓ AVANÇA COM PROJETO-PILOTO DE RECOLHA SELETIVA DE BIORRESÍDUOS NA RESTAURAÇÃO