O Município de Torre de Moncorvo promoveu, entre os dias 09 e 13 de fevereiro, uma ação de sensibilização dedicada ao tema da violência no namoro, dirigida aos alunos do ensino secundário e profissional do Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado.

Integrada no Plano de Ação da Rede Social, esta iniciativa, teve como principal objetivo capacitar a comunidade educativa para a prevenção e o combate a comportamentos abusivos nas relações afetivas, promovendo a reflexão sobre uma problemática que continua a afetar muitos jovens.

Os alunos, organizados em dois grupos, analisaram frases relacionadas com situações de namoro, classificando-as segundo o grau de gravidade, vermelho para comportamentos de risco elevado, amarelo para situações de alerta e verde para atitudes saudáveis. À medida que identificavam corretamente as situações, obtinham números que permitiam desbloquear uma caixa com cartões que serviram de base a um debate sobre sinais de alerta, controlo, respeito mútuo e estratégias de prevenção.

No final, cada participante deixou uma palavra associada ao tema através de um QR Code, reforçando o caráter interativo da ação e incentivando a reflexão individual.

A iniciativa contou com a colaboração do CLDS Moncorvo 5G e reforçou o compromisso do Município na promoção de relações saudáveis, assentes no respeito, na igualdade e na dignidade, contribuindo para uma comunidade mais consciente e interventiva face à violência no namoro.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Torre de Moncorvo

Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorQUARTOS DE FINAL DA TAÇA DISTRITAL ARRANCAM COM VANTAGEM PARA FC VINHAIS E ARGOZELO
Próximo artigoENTRUDO CHOCALHEIRO TRAZ MILHARES ÀS RUAS NUM DOMINGO GORDO DE TRADIÇÃO