Desde o arranque do ano letivo 2025/2026, o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro tem vindo a implementar um conjunto alargado de iniciativas no âmbito do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), com impacto direto na comunidade educativa do concelho.
No território mirandês, a operação “Eiquipa d’apoio al aluno” assume particular relevância, promovendo um acompanhamento próximo e personalizado dos estudantes. Entre as ações já em curso, destacam-se os grupos de danças tradicionais mirandesas, que envolvem alunos da Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro e da Escola Básica de Sendim.
No âmbito do anterior projeto PIICIE, o Município de Miranda do Douro já tinha assegurado a aquisição de trajes para os grupos de Pauliteiros das duas escolas. Agora, com o PIPSE, foi possível completar esse investimento com a compra dos trajes destinados às Pauliteiras de Miranda do Douro e Sendim. A apresentação pública dos novos trajes teve lugar no dia 13, durante a sessão de abertura do Festival de Sabores Mirandeses, num momento que aliou tradição, juventude e orgulho local.
Financiado pelo programa NORTE 2030 e pelo Fundo Social Europeu, o PIPSE tem uma duração prevista de 36 meses e abrange a totalidade dos alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro. O principal objetivo passa por garantir um acompanhamento integrado nas vertentes social, emocional e académica, prevenindo situações de insucesso escolar e promovendo melhores taxas de retenção e conclusão dos diferentes ciclos de ensino.
Mais do que um instrumento de combate ao insucesso, o PIPSE afirma-se, assim, como um investimento estratégico no futuro dos jovens mirandeses, conciliando apoio pedagógico com a valorização da identidade cultural do território.
Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Miranda do Douro






















