Uma investigação internacional liderada pelo Grupo de Envelhecimento do Cérebro do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal), da Universidade de Coimbra, identificou um novo papel das dinaminas na preservação da estabilidade do genoma e na integridade do núcleo celular, processos considerados centrais na prevenção do envelhecimento e de doenças associadas.

O estudo, publicado na revista Nature Communications, demonstra que células desprovidas destas proteínas, tradicionalmente associadas à separação de vesículas da membrana celular, apresentam alterações significativas na arquitetura do núcleo.

Segundo Célia Aveleira, investigadora do MIA-Portugal e primeira autora do trabalho, “foi possível descobrir que as dinaminas são fundamentais para manter a integridade da membrana nuclear e a estabilidade do genoma”. A cientista acrescenta que, “quando estas proteínas estão ausentes, a estrutura do núcleo torna-se irregular, os sistemas de reparação de ADN são afetados e o ADN danificado acumula-se na célula, representando uma ameaça à estabilidade celular”.

A equipa concluiu ainda que estas proteínas atuam em articulação com os microtúbulos do citoesqueleto. “Pode-se pensar nos microtúbulos como os alicerces da célula e as dinaminas trabalham em conjunto com essas estruturas para manter a estabilidade nuclear e apoiar a manutenção do genoma”, explica a investigadora.

Para Ira Milosevic, líder do grupo e também investigadora da Universidade de Oxford, a descoberta traz novas perspetivas. “Ao identificar as dinaminas como reguladoras da integridade nuclear e da estabilidade do genoma, o nosso trabalho oferece novas perspetivas sobre os mecanismos que previnem patologias relacionadas com o envelhecimento”, afirma, sublinhando que os resultados têm implicações no estudo de doenças associadas à instabilidade genómica, como patologias neurodegenerativas e cancro.

Além das instituições envolvidas em Portugal e no Reino Unido, o projeto contou com a participação de equipas da Universidade de Sheffield, da Universidade Tecnológica de Nanyang e da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Artigo anteriorBIBLIOTECA SARMENTO PIMENTEL PROMOVE MANHÃ DE CONTO E YOGA PARA FAMÍLIAS
Próximo artigoCARRAZEDA DE ANSIÃES PROMOVE OFICINAS SOBRE ESPARGOS SELVAGENS E ERVAS AROMÁTICAS