Os deputados do Partido Socialista manifestaram preocupação com os danos causados pelas recentes intempéries na Região Demarcada do Douro, afetando vinhas, muros de xisto, acessos e o enoturismo. Numa pergunta dirigida ao Ministro da Agricultura e Mar a 19 de fevereiro, os parlamentares destacam que “as tempestades associadas à depressão Kristin e outras, provocaram uma emergência na Região Demarcada do Douro, causando prejuízos de grande dimensão na vitivinicultura e em setores conexos, com impactos económicos e sociais significativos”.

Segundo os deputados, os prejuízos incluem “perda de terras agrícolas, destruição de vinhas, colapso de muros de xisto, elementos estruturantes da paisagem classificada como Património Mundial pela UNESCO, instabilidade de encostas, danos em linhas de água e caminhos agrícolas, bem como cortes de acessos que impedem os trabalhos nas vinhas e condicionam o escoamento de produtos”. Além disso, registam-se impactos no enoturismo, com cancelamento de visitas, provas e eventos, gerando perdas diárias para empresas e explorações.

Os parlamentares questionam se os apoios já anunciados, incluindo o subsídio de “até 10.000 euros por exploração” previsto no PEPAC, são suficientes face aos custos reais de reconstrução, que podem chegar a 55 mil euros por exploração. Alertam ainda para “risco de discriminação territorial”, dado que alguns viticultores afetados ficam fora das declarações de emergência municipais.

Por fim, os deputados pedem ao Governo que esclareça “que articulação está prevista com as estruturas representativas do setor, nomeadamente a Casa do Douro e associações de viticultores, para assegurar que os apoios a implementar respondem de forma eficaz, célere e equitativa às necessidades reais do território, garantindo a continuidade da atividade e a salvaguarda do emprego”.

A pergunta foi subscrita por Júlia Rodrigues, Pedro do Carmo, Irene Costa e Rui Jorge Santos, deputados eleitos por diferentes círculos do Norte.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorSESSÕES GRATUITAS “VOLTAR A CASA” AJUDAM PORTUGUESES DE VOLTA AO PAÍS
Próximo artigo[email protected] 2026 REGRESSA PARA IMPULSIONAR PROJETOS JOVENS EM VILA REAL