Datado do século XIX, com 6 metros de altura e em talha dourada, o retábulo da Capela de Nossa Senhora do Amparo possui um incalculável valor histórico-artístico para o concelho de Mirandela. 

Uma análise técnica, realizada em outubro de 2020, revelou sinais evidentes de oxidação de elementos de fixação, de fendas e fissuras, de danos provocados por agentes biológicos, do depósito de poeiras e sujidade, do enfraquecimento e empenamento do tampo do frontal de altar e predela, causado pela colocação de vasos de flores no retábulo, e consequente contato de água com a madeira. 

A intervenção em execução, financiada pela autarquia, no valor de cerca de 24 mil euros, tem como objetivo garantir a estabilidade física e material do retábulo, retardando a sua degradação, bem como a recuperação da sua unidade estética, respeitando a autenticidade e o valor o valor histórico-cultural, artístico e devocional. 

O término das obras, realizadas por uma equipa técnica especializada, estão previstas para o fim do mês de maio deste ano. 

HOMEM DE MIRANDELA ENCONTRADO FERIDO COM GRAVIDADE APÓS ACIDENTE DE VIAÇÃO

Um homem, de 55 anos, natural de Mirandela, ficou ferido com gravidade depois de, ao que tudo indica, se ter despistado e a viatura ter caído por uma ravina, na estrada que liga Pombal a Vilares da Vilariça, no concelho de Alfândega da Fé.

Segundo fonte dos bombeiros daquela vila, o alerta foi dado cerca das 10,00 horas e após chegarem ao local, a vítima teve de ser desencarcerada e foi acionado o helicóptero do INEM, sediado em Macedo de Cavaleiros, para evacuar o ferido grave para a unidade hospitalar de Bragança. No local, estiveram ainda militares da GNR.

Não se conhecem os pormenores deste, alegado, despiste, nem a hora em que terá acontecido, estando as autoridades a investigar. No entanto, ao que apuramos, junto da PSP de Mirandela, ontem à tarde, foi reportado o desaparecimento de um homem que será a vítima deste acidente.

Slider