A cidade de Lamego assinalou, na manhã de terça-feira, 14 de abril, o Dia do Combatente com uma cerimónia solene de homenagem aos militares que perderam a vida ao serviço da Pátria. A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes, decorreu junto ao Monumento do Soldado Desconhecido, reunindo representantes institucionais, antigos combatentes e membros da comunidade.

O programa incluiu a imposição de condecorações a antigos combatentes, num gesto de reconhecimento pelo seu contributo e dedicação, bem como a deposição de uma coroa de flores em memória dos que tombaram em combate.

Em representação do Município de Lamego, o vice-presidente da autarquia marcou presença na cerimónia, sublinhando o compromisso contínuo da Câmara Municipal em valorizar a memória dos combatentes e apoiar as suas causas. Foi também destacada a importância do trabalho desenvolvido pela Liga dos Combatentes, considerada uma instituição de referência no apoio a antigos militares e na preservação da memória histórica.

Após o momento simbólico e na companhia do presidente do núcleo local, coronel Valdemar Lima, o autarca salientou o significado da evocação. “Este é um momento de memória, mas também de gratidão. Gratidão por um legado de serviço e de sacrifício que não pode, nem deve, ser esquecido”, afirmou, acrescentando que essa herança “nos convoca à responsabilidade de preservar a memória coletiva e de transmitir às gerações futuras o verdadeiro significado destes exemplos”.

A cerimónia voltou a reunir diferentes gerações em torno de um tributo marcado pela solenidade e pelo respeito, reforçando a importância de manter viva a memória dos combatentes e o reconhecimento público pelo seu papel na história do país.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes 

Foto: CM Lamego

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
Artigo anteriorCMGIFR REFORÇA ESTRATÉGIA MUNICIPAL DE COMBATE A INCÊNDIOS RURAIS EM VILA NOVA DE FOZ CÔA
Próximo artigoSÉ DE VIL A REAL RECEBE CONCERTO “LUX AETERNA” COM CORO D’OURO E ORQUESTRA DO NORTE