O Município de Miranda do Douro abriu as candidaturas para o novo ciclo do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2026, uma iniciativa que visa colocar o poder de decisão e a criatividade nas mãos das novas gerações mirandesas. Até ao dia 29 de maio, os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos podem submeter as suas propostas, desde que mantenham um vínculo de residência, estudo ou trabalho no concelho.

Este projeto assume-se como um pilar estratégico da autarquia para incentivar a participação ativa na vida pública e estimular o diálogo direto entre a juventude, os técnicos municipais e os decisores políticos, reforçando simultaneamente o sentido de cidadania e de responsabilidade social.

As propostas apresentadas podem ter natureza individual ou coletiva, embora cada participante esteja limitado à submissão de uma única candidatura, cujo orçamento máximo não pode ultrapassar os 10.000 euros. O leque de áreas de intervenção é bastante abrangente, permitindo que os jovens apresentem soluções inovadoras em setores fundamentais como o urbanismo, a proteção ambiental, a energia, as infraestruturas rodoviárias e a mobilidade.

Além destas vertentes materiais, o regulamento contempla também projetos imateriais ligados ao turismo, ao comércio, ao empreendedorismo jovem, à educação, ao desporto, à ação social e à cultura, garantindo que todas as boas ideias tenham espaço para serem concretizadas.

Com esta medida, a autarquia procura não só modernizar o território com o contributo dos seus cidadãos mais jovens, mas também fomentar um espírito empreendedor que possa ter reflexos positivos no futuro económico e social da região.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Miranda do Douro

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorALFÂNDEGA DA FÉ DISTINGUIDA NA WAS SUMMIT 2026 PELO EXEMPLO NA PROMOÇÃO DO DESPORTO E BEM-ESTAR
Próximo artigoGD BRAGANÇA E REBORDOSA AC ENTRE OS OITO CANDIDATOS À SUBIDA À LIGA 3