Portugal vai avançar para a terceira fase do plano de desconfinamento. Além das atividades que já eram permitidas até aqui, agora outros setores voltam ao ativo.

Os setores que voltam a ter luz verde são os estabelecimentos de ensino secundário e superior, que retomam em todo o país com aulas presenciais. Todas as lojas e centros comerciais voltam a abrir. No caso de lojas de cidadão com atendimento presencial, a marcação mantém-se.

Relativamente aos restaurantes, cafés e pastelarias são permitidas no máximo quatro pessoas no interior ou seis, por mesa, em esplanada. Até às 22 horas e 13 horas aos fins de semana, e feriados.

No setor cultural, como cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculo voltam a receber público. Ao contrário dos eventos desportivos que vão continuar sem adeptos. “Antes da próxima época não haverá adeptos nos estádios. Acho que isso ficou claro”, esclareceu o primeiro-ministro, António Costa.

No entanto, as modalidades desportivas de médio risco, assim como a atividade física ao ar livre até 6 pessoas já são autorizadas. Os ginásios continuam sem aulas de grupo.

As celebrações, como os casamentos e batizados, só podem ser realizadas com 25% de lotação.

As fronteiras terrestres com Espanha mantêm-se fechadas nos próximos 15 dias.

O dever geral de recolhimento continua, apesar das excecões terem sido alargadas. António Costa afirma que “as pessoas devem ter contenção na circulação e nos contactos sociais. Sempre que pudermos ficar em casa, devemos ficar, de forma a evitar que a pandemia volte a crescer”.

O primeiro-ministro referiu ainda que há sete concelhos que não vão passar para a próxima fase, são: Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela. Nestes continuam a vigorar as regras da fase dois do plano de desconfinamento. Mas há ainda outros quatro concelhos que retrocedem neste plano, ou seja, que voltam à primeira fase, como é o caso de Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior.

O plano de desconfinamento tem quatro fases de reabertura – duas já avançaram, 15 de março e 5 de abril – a próxima será na segunda-feira, 19 de abril. A última será a 3 de maio.

Jornalista: Rita Teixeira

banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMAIS TRÊS CASOS NO CONCELHO DE MIRANDELA
Próximo artigoDISTRITO DE BRAGANÇA COM MAIS QUATRO NOVOS CASOS TRÊS DELES EM MIRANDELA