A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através das equipas do Departamento de Cuidados de Saúde Primários, está a vacinar utentes que se encontram acamados contra a COVID-19 deslocando-se ao seu domicílio. Em comunicado enviado à redação do Canal N, a ULSNE garante assim que pessoas dependentes e com dificuldades acrescidas de mobilidade possam receber a vacina no conforto do seu lar, atendendo às suas necessidades e constrangimentos específicos.

O processo de vacinação domiciliária começa com o agendamento prévio, sendo as marcações efetuadas de modo a evitar o desperdício de doses. No dia e hora marcados, a equipa de vacinação, constituída por um profissional de medicina e um profissional de enfermagem, desloca-se a casa do utente para a administração da vacina. Após a inoculação, a equipa aguarda 30 minutos, em vigilância, de modo a garantir uma resposta pronta, no caso surgir alguma eventual reação à vacina. E segue então caminho para a vacinação noutro domicílio. De salientar que está garantido neste processo o estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação.

Na área de abrangência da ULS Nordeste foram referenciadas 273 pessoas acamadas para vacinação contra a COVID-19, das quais já se encontram vacinadas, até à data, 163.


As equipas de vacinação desta entidade continuam, entretanto, a inocular os utentes nos diversos Centros de Vacinação em funcionamento no distrito de Bragança, com a colaboração das respetivas Câmaras Municipais. Estes espaços estão organizados por áreas, com circuitos bem definidos e identificados, de modo a facilitar a mobilidade dos utentes, que têm assim ao dispor as condições necessárias em termos de estruturas, bem como o apoio de um conjunto de profissionais. São espaços amplos, acessíveis e seguros, que permitem a realização de inoculações a um maior número de pessoas em simultâneo, dependendo da disponibilidade de vacinas.

No distrito de Bragança, foram administradas, até ao dia 16 de abril, 48.659 mil vacinas contra a COVID-19, das quais 34.229 primeiras doses e 14.430 segundas doses.

Jornalista: José Pedro Ramos

Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Artigo anteriorA PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA PODE RESPONDER AOS CENSOS 2021
Próximo artigoVÍDEO: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE REGRESSO ÀS AULAS PRESENCIAIS