No âmbito do ciclo Nx Ciência às 5, realiza-se no dia 6 de maio, pelas 17h00, a palestra intitulada “As Funções do Cérebro e a Arte”, dinamizada pelo Professor Doutor José Félix Costa, docente da Universidade de Lisboa.A sessão terá lugar no Espaço Miguel Torga e tem entrada livre.

A iniciativa propõe uma reflexão sobre a relação entre neurociência e expressão artística, explorando como diferentes áreas do cérebro se relacionam com a perceção estética, nomeadamente na pintura e na escultura. A partir da neuroestética, serão abordadas teorias científicas que procuram explicar a forma como o cérebro interpreta a cor, o movimento e a forma.

O debate irá também cruzar referências artísticas e científicas, passando por autores e movimentos como Cézanne, Mondrian, Matisse ou Monet, bem como contributos contemporâneos da ciência, da filosofia, da física, da biologia e da inteligência artificial.

A sessão pretende ainda destacar a transversalidade do tema no contexto educativo, evidenciando as ligações entre ciência e arte e o seu papel na compreensão do conhecimento humano.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMIRANDELA ACOLHE V JORNADAS DE COMUNICAÇÃO E JORNALISMO COM DEBATE SOBRE OS DESAFIOS DO SETOR
Próximo artigoMACEDO DE CAVALEIROS RECEBE PEÇA “TODOS AO MONTE E FÉ EM DEUS” NO CENTRO CULTURAL