O concelho de Miranda do Douro é um dos oito do país que estão obrigados pelo Governo a travar a passagem para a quarta fase do plano de desconfinamento, anunciou esta noite o Primeiro-Ministro, António Costa.

A justificação tem a ver com o facto de terem ultrapassado, segunda vez consecutiva, os 120 casos por 100 mil habitantes. Para além de Miranda do Douro, também não avançam para a próxima fase, os concelhos de Odemira, Aljezur, Resende, Carregal do Sal, Portimão, Paredes e Valongo.

Para o resto do país, o Governo decidiu antecipar a quarta e última fase do plano de desconfinamento, inicialmente prevista para 3 de maio, acertando assim o passo com a situação de calamidade com início decretado para as 00:00 do próximo sábado, 1.º de Maio, mantendo-se, porém, o “dever cívico de confinamento”.

Uma vez que o país deixa de estar sob estado de emergência, deixará de ser feita uma avaliação quinzenas e passa a ser semanal.

Saiba o que muda

A partir de sábado (1 de maio) haverá lugar à reabertura das fronteiras terrestres com Espanha, assim como o essencial do conjunto de medidas previamente estabelecidas: restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 6 pessoas ou 10 em esplanadas) até às 22:30 durante a semana e fim de semana; prática de todas as modalidades desportivas; atividade física ao ar livre e ginásios; grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação; casamentos e batizados com 50% de lotação; salas de espetáculos culturais poderão funcionar até às 22:30 durante a semana e fim de semana; normalização da atividade comercial, com os estabelecimentos (lojas e centros comerciais) a poderem funcionar até às 21:00 durante a semana e até às 19:00 ao fim de semana.

Jornalista: Fernando Pires 

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Artigo anteriorCINCO MUNICÍPIOS DO DISTRITO DE BRAGANÇA VÃO TER ESPAÇOS DE TELETRABALHO
Próximo artigoDISTRITO DE BRAGANÇA COM 31 CASOS ATIVOS DE COVID-19