A CDU – Coligação Democrática Unitária manifestou preocupação relativamente ao projeto de hibridização das hidroelétricas transmontanas, promovido pela empresa Engie, que prevê a instalação de parques eólicos e fotovoltaicos associados às barragens de Picote, Bemposta e Baixo Sabor, nos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

Em nota de imprensa, a CDU considera que estes projetos representam “uma clara cedência do Governo aos grandes interesses económicos das multinacionais energéticas”, alertando para os potenciais impactos ambientais, agrícolas, patrimoniais e paisagísticos no território do Nordeste Transmontano.

Segundo o comunicado, os vários projetos previstos poderão ocupar extensas áreas do território, comprometendo atividades consideradas fundamentais para a economia local, como a agricultura, a pecuária e a apicultura, além de poderem afetar a atratividade turística da região.

A coligação critica ainda aquilo que considera ser uma “falta de transparência e envolvimento da população”, referindo que as sessões de esclarecimento promovidas até ao momento apresentam informação considerada insuficiente relativamente à localização e dimensão das intervenções previstas.

A CDU defende que qualquer processo de transição energética deve garantir a salvaguarda dos valores ambientais, ecológicos, agrícolas e culturais do território, bem como assegurar a defesa dos interesses das populações locais.

No comunicado, a força política apela também às populações, associações agrícolas, culturais, desportivas e de caça para que acompanhem o processo e exijam esclarecimentos adicionais sobre os projetos previstos para a região.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorALUNOS DE CHAVES E VERÍN DESCOBRIRAM A ROTA TERMAL E DA ÁGUA
Próximo artigoPJ DETEM HOMEM SUSPEITO DE ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS EM MACEDO DE CAVALEIROS