O território do Vale do Côa volta a afirmar-se como palco de criação artística contemporânea através de uma nova residência cultural que junta o Museu do Côa, a companhia Filandorra – Teatro do Nordeste e o Município de Vila Nova de Foz Côa.
Desta colaboração resultou a criação do espetáculo “As Bacantes”, inspirado na obra clássica de As Bacantes de Eurípides, desenvolvido no âmbito de uma residência artística que cruza património, território e criação contemporânea.
O projeto conta com apoio da Direção-Geral das Artes, assumindo-se como uma iniciativa que reforça a ligação entre cultura e comunidade, ao mesmo tempo que valoriza a identidade e a riqueza histórica e natural do Vale do Côa.
Apresentado publicamente a 18 de maio, no contexto das comemorações do Dia Internacional dos Museus, o espetáculo prepara agora a sua estreia oficial, agendada para 19 de junho no Museu do Côa, seguindo depois em itinerância por vários territórios do Nordeste Transmontano.
A iniciativa reforça a aposta na descentralização cultural e na criação artística fora dos grandes centros urbanos, posicionando Vila Nova de Foz Côa como um território ativo na produção cultural contemporânea e na valorização da sua identidade.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

















