No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo promoveu, no dia 19 de maio, a atividade “O Arquivo vai à Escola – Torre de Moncorvo entre os séculos XII e XIV”, dirigida aos alunos do 7.º B do Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado.

A iniciativa teve como objetivo dar a conhecer o funcionamento do Arquivo Municipal e sensibilizar os estudantes para a importância da preservação da memória histórica, através da apresentação e contextualização de documentação em pergaminho datada dos séculos XII a XIV.

Durante a sessão, os alunos tiveram contacto com documentação original, cumprindo as regras de conservação e manuseamento, e observaram ainda réplicas de peças históricas apresentadas pelos técnicos do arquivo, permitindo uma abordagem pedagógica ao património documental do concelho.

Entre os documentos apresentados destacam-se referências à organização administrativa e judicial do território, bem como registos associados a decisões régias e posturas municipais, contribuindo para a compreensão da evolução histórica da região.

Jornalista: Vitória Botelho

foto: DR

Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorPESO DA RÉGUA ACOLHE FÓRUM REGIONAL SOBRE ENOTURISMO SUSTENTÁVEL
Próximo artigoPSP DETÉM DUAS PESSOAS EM VILA REAL POR SUSPEITAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E PERSEGUIÇÃO