A Guarda Nacional Republicana, através do Departamento de Psicologia da Unidade de Saúde da GNR, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, está a promover um conjunto de ações de formação certificada em Primeiros Socorros Psicológicos no distrito de Vila Real, no âmbito do programa FAMI2030.

A iniciativa integra um projeto conjunto direcionado para o reforço das competências na área da saúde mental, procurando preparar os militares para responder de forma mais eficaz a situações de desgaste emocional e psicológico associadas às exigências da atividade operacional.

Após a realização da formação de formadores no Centro Clínico da GNR, decorreram várias ações descentralizadas em diferentes unidades do distrito de Vila Real, permitindo abranger um maior número de participantes e aproximar a formação das realidades locais.

As sessões realizaram-se a 19 de maio, no Destacamento Territorial da Régua, a 20 de maio, no Destacamento de Trânsito de Vila Real, a 21 de maio, no Destacamento Territorial de Chaves, e a 27 de maio, no Destacamento Territorial de Vila Real.

O curso teve como principal objetivo dotar os formandos de ferramentas para identificar sinais de sofrimento psicológico, prestar apoio inicial em momentos de crise emocional e promover respostas mais humanas, empáticas e eficazes no contacto diário com a população e entre camaradas.

A GNR considera que o investimento na saúde mental constitui uma prioridade estratégica, contribuindo para uma instituição mais preparada para enfrentar os desafios do quotidiano e para responder de forma mais próxima às necessidades da comunidade.

“Uma Guarda mais capacitada na saúde mental é uma Guarda mais empática e preparada para os desafios do dia a dia”, destaca a organização.

IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorSÉRGIO GODINHO É DESTAQUE NA 25.ª FEIRA DO LIVRO DE MONTALEGRE COM CONVERSA SOBRE “COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÔ
Próximo artigoGNR ASSINALA DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR COM AÇÕES DE PROXIMIDADE JUNTO DAS CRIANÇAS