Os trabalhadores não docentes dos estabelecimentos de ensino estão esta sexta-feira em greve, numa paralisação que visa reivindicar a valorização da carreira de auxiliar de ação educativa e a revisão das condições remuneratórias associadas às suas funções.
A iniciativa foi convocada pela FESINAP e abrange profissionais que exercem funções em creches, escolas, instituições de solidariedade social e outros serviços de apoio à família.
Entre as principais reivindicações está a reposição e reconhecimento da carreira específica destes trabalhadores, bem como a criação de salários mais adequados às exigências, responsabilidades e desgaste associado ao exercício destas funções.
O pré-aviso de greve, entregue no final de maio, inclui ainda a exigência de atribuição de um suplemento de penosidade para os profissionais que trabalham em contextos educativos especializados, considerados mais exigentes do ponto de vista físico e emocional.
Os trabalhadores contestam também algumas das propostas de alteração à legislação laboral em discussão, defendendo que podem agravar a situação profissional de um setor já considerado fragilizado e com elevados níveis de pressão.
Jornalista: Vitória Botelho
foto: DR

















