O Miniauditório de Miranda do Douro recebe, no próximo dia 27 de junho, pelas 21h00, a antestreia do documentário “A Dança dos Paulitos”, uma obra realizada por Gonçalo Mota que mergulha na história, na identidade e na evolução de uma das mais emblemáticas expressões culturais da Terra de Miranda.
Com cerca de 30 minutos de duração e falado em mirandês e português, o filme revisita o percurso dos Pauliteiros desde a sua primeira atuação fora da região, em 1898, até à atualidade, refletindo sobre a transformação de uma tradição que se tornou símbolo de Miranda do Douro e de Trás-os-Montes.
Através de imagens de arquivo e de testemunhos de antigos e atuais pauliteiros, bem como dos novos grupos femininos que têm vindo a integrar esta manifestação cultural, a produção aborda as mudanças sociais e culturais que marcaram esta dança ao longo das gerações.
O documentário propõe uma reflexão sobre a preservação das tradições, a construção da identidade local e o futuro dos Pauliteiros na Terra de Miranda, conciliando memória, património e contemporaneidade.
A sessão de antestreia será dirigida aos participantes e intervenientes envolvidos no projeto, proporcionando um primeiro olhar sobre uma obra que valoriza uma das mais importantes heranças culturais do nordeste transmontano.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

















