A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) caminha para a escolha do próximo reitor com apenas uma candidatura formalizada. O Professor Doutor João Manuel Pereira Barroso é o único nome apresentado ao processo eleitoral que culminará com a audição pública e a eleição agendadas para o próximo dia 29 de junho.
Com um percurso académico inteiramente ligado ao ensino superior e à investigação, João Barroso possui formação em Engenharia Eletrotécnica pela própria UTAD, complementada com estudos de mestrado na Universidade de Aveiro e doutoramento na academia vila-realense. Ao longo da sua carreira, destacou-se também pela atividade científica e pela obtenção das provas de agregação na área da Informática.
Além da componente académica, desempenhou diversas funções de gestão universitária, assumindo responsabilidades em áreas estratégicas relacionadas com a inovação, a transformação digital, a transferência de conhecimento e a ligação da universidade ao tecido empresarial e tecnológico.
A eleição do novo reitor será conduzida pela Comissão Eleitoral, presidida pelo advogado Ricardo Sá Fernandes, cabendo ao Conselho Geral da instituição a decisão final sobre quem irá liderar os destinos da UTAD nos próximos anos.
A existência de uma candidatura única poderá acelerar o processo de sucessão na reitoria, num momento em que a universidade enfrenta desafios ligados ao crescimento da investigação, à captação de estudantes e ao reforço da sua afirmação no panorama do ensino superior nacional e internacional.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

















