Maria Sanhudo, uma jovem mirandelense de 18 anos, é uma das participantes no concurso “EDP Tanto Fado” que procura talentos na área do Fado que não tenham um contrato discográfico nem possuam mais do que um disco de autor editado.

O vencedor irá editar um álbum com a Sony Music e ainda atuar no palco EDP Fado Café na próxima edição do festival NOS Alive.

Apesar de as inscrições ainda continuarem abertas, as votações online já estão a decorrer e Maria Sanhudo está entre as mais votadas.

Na avaliação da prestação dos fadistas o júri vai utilizar vários critérios, que passam pela dicção, compasso, interpretação, afinação, melodia, técnica vocal e presença.

Maria Sanhudo, tem 18 anos, é natural de Mirandela acredita que esta pode ser uma oportunidade única. “Para ser sincera, não sou muito fã de concursos, mas várias pessoas enviaram-me o concurso para me inscrever e depois de ler confesso que fiquei impressionada e acho que é bom porque é uma forma de evoluir, conhecer novas vozes, aprender mais e pode ser o início de novas oportunidades para mim”, refere.

Maria é amante do Fado, canta desde os 15 anos, e conta como surgiu esta paixão. “Simplesmente aconteceu. Fui à Moda Lisboa com os meus pais e estava lá a Marisa a cantar. 

Desde aí, fiquei com a impressão que gostava mesmo de ouvir e cantar fado e nunca mais parei de o fazer em alguns eventos familiares e surgiram várias oportunidades de continuar a evoluir”, adianta.

Apesar de Marisa ter sido a grande responsável pela nova paixão musical, Maria Sanhudo tem como fonte de inspiração outra diva do Fado. “Neste momento, a minha maior paixão e pelo que eu me guio sempre é pela Amália”, revela.

E agora que está num concurso que lhe pode trazer outra visibilidade e experiência, a jovem mirandelense está confiante em chegar o mais longe possível. “Espero chegar até à última etapa e vou fazer por isso. Estou com esperança de que vai correr bem”, diz.

Para o concurso, Maria Sanhudo escolheu a interpretação de Estranha Forma de Vida com a ajuda de Jorge Pires, na guitarra portuguesa e de Paulo Dias na viola.

Para já, nas votações online, a mirandelense está entre as seis mais votadas.

O público poderá votar nos seus artistas favoritos até 29 de novembro, no site do concurso. 

Os 16 semifinalistas serão anunciados no dia 2 de dezembro – 6 serão escolhidos através de votação no site do concurso e os restantes 10 serão por escolha direta do júri. Dos semifinalistas serão selecionados para a final 8 fadistas, anunciados no dia 11 de dezembro. 

A final do concurso terá lugar no dia 20 de dezembro, em Lisboa. 

Jornalista: Fernando Pires 

Slider