“Factos vistos à Lupa” por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do Canal N com o Instituto +Liberdade

A dupla cobertura em saúde: sintoma de um sistema sob pressão

A discussão sobre o futuro do sistema de saúde português tem vindo a ganhar intensidade, com sinais claros de que o modelo atual já não responde plenamente às necessidades da população. Entre esses sinais destaca-se a crescente dupla cobertura em saúde — a combinação voluntária entre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e seguros ou subsistemas privados — que se tornou uma opção cada vez mais comum.

Esta tendência reflete a procura por alternativas ao SNS, motivada por fatores como tempos de espera, maior personalização do atendimento e acesso mais rápido a especialidades. Os dados mostram que a percentagem de portugueses que utilizam simultaneamente o SNS e uma cobertura privada passou de 26% em 2015 para 35% em 2023, evidenciando a insatisfação de parte da população com o desempenho do serviço público.

A expansão da dupla cobertura levanta questões relevantes sobre equidade. Para quem a tem, garante resposta rápida e diversificada, mas implica também duplo pagamento: impostos para financiar o SNS e despesas próprias com seguros. Para outros, sem capacidade financeira, o acesso aos cuidados continua dependente exclusivamente do SNS, aprofundando desigualdades no sistema.

Não surpreende, por isso, que Portugal seja hoje o 3.º país da OCDE na Europa onde a despesa privada em saúde representa maior peso na despesa total (38%), através de seguros voluntários ou pagamentos diretos.

Em suma, a dupla cobertura revela as tensões do sistema de saúde português: um SNS universal sob pressão e um setor privado em crescimento. Com a população a recorrer a soluções híbridas para garantir proteção, torna-se urgente repensar o equilíbrio entre setores, reforçar a sustentabilidade do SNS e garantir que o acesso à saúde não depende da capacidade financeira de cada um.

André Pinção Lucas e Juliano Ventura

17 de novembro de 2025

IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anterior8ª SESSÃO FORMATIVA SOBRE PASTOREIO SUSTENTÁVEL CHEGA AO ENCERRAMENTO EM MONDIM DE BASTO
Próximo artigoBRAGANÇA PROMOVE NOVA EDIÇÃO DE “TERRA DE NATAL E DE SONHOS” EM ZAMORA