O primeiro troço da ecopista do Tua está pronto a ser utilizado com a abertura em Macedo de Cavaleiros de cinco dos 75 quilómetros do projeto que se estende também pelos concelhos de Mirandela e Bragança.

A Infraestruturas de Portugal, é a proprietária do canal ferroviário da antiga linha do Tua que os três municípios transmontanos decidiram desqualificar tornar numa “via ciclável reservada a deslocações não motorizadas que permite a prática de passeios pedonais, em bicicleta, cadeira de rodas, patins e outros meios de mobilidade suave”.

A IP refere que este primeiro troço entre a antiga passagem de nível e o apeadeiro de Castelãos, em Macedo de Cavaleiros, “aliado à recuperação do edificado da Estação de Macedo de Cavaleiros, também em curso, que será a nova sede do Geopark Terras de Cavaleiros, constituirá mais um excelente cartão de visita de uma região de transição da Terra Fria planáltica para a Terra Quente do Tua e Douro Superior”.

Este foi um projeto inédito dos municípios de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança que envolve o aproveitamento do corredor ferroviário para uma ecopista e a reabilitação de estações e apeadeiros.

Um investimento de mais de 1,8 milhões de euros com a comparticipação comunitária, através do programa Valorizar no valor de 1,2 milhões e o restante foi assumido pelos municípios.

Jornalista: Sara Teixeira // Foto: CM Macedo de Cavaleiros

IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Artigo anteriorOPINIÃO: ABRIL EM TEMPOS DE CÓLERA
Próximo artigoTEMPERATURAS NA PÁSCOA ATINGEM QUASE OS 30 GRAUS