A Delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a promover, ao longo do mês de novembro, um conjunto de iniciativas dedicadas à sensibilização para a saúde masculina, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata.
Depois do “Outubro Rosa”, dedicado à consciencialização para o cancro da mama, o “Novembro Azul” procura alertar os homens para a importância de realizarem exames regulares, combatendo preconceitos ainda associados a procedimentos como o toque retal e reforçando a necessidade de adotar estilos de vida saudáveis.
Com o objetivo de chegar a toda a comunidade, especialmente ao público masculino, a Delegação de Bragança da LPCC preparou várias ações. A primeira decorre a 22 de novembro, na Praça da Sé, com a iniciativa “Pão Solidário: Um pão por 1€”, dinamizada pela Padaria de Gimonde e pela Moagem do Loreto, que se associam à Liga para angariar fundos.
A 28 de novembro, o II Jantar Solidário da Delegação de Bragança, que conta já com mais de uma centena de inscrições. Parte do valor da refeição reverte diretamente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
No dia 29 de novembro, a vertente desportiva ganha destaque com jogos de futebol das camadas jovens do Grupo Desportivo de Bragança: os Infantis defrontam o Vinhais às 10h00, seguindo-se, às 11h30, o encontro dos Benjamins A. Durante estas atividades, no campo de futebol do CEE, serão exibidos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Centro Escolar da Sé e por estudantes do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais do IPB, com mensagens de informação e sensibilização dirigidas a pais, avós e restante comunidade, reforçando a importância da vigilância médica regular.
Ainda no dia 29, a partir das 15h00, realiza-se o Torneio de Padel Solidário, no BLOKO – Padel, Gym & Lounge, que reúne 16 atletas. Uma parte do valor das inscrições reverte igualmente para a LPCC.
Com estas iniciativas, a Delegação de Bragança pretende fomentar a informação, derrubar tabus e incentivar práticas de vida mais saudáveis. A população é convidada a participar e a unir-se a esta causa, reforçando a mensagem de que a prevenção é um gesto fundamental de cuidado e de coragem.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: DR



















