O Trilho da Fraga das Ferraduras e o Trilho das Quedas d`Alto eram os dois novos percursos a percorrer, no próximo fim de semana, em Carrazeda de Ansiães. Mas devido às condições meteorológicas não será possível e acabaram por ser adiados.

“Infelizmente, devido às condições meteorológicas previstas para o próximo fim-de-semana, o Município de Carrazeda de Ansiães vem por este meio informar que a inauguração da PR4CRZ – Trilho da fraga das Ferraduras e da PR5CRZ – Trilho das Quedas d`Alto será adiada”, anunciou a autarquia, esta tarde, nas redes sociais.

Contudo, fica prometido que a nova data do evento será divulgada o mais rápido possível. “Desde já lamentamos qualquer eventual transtorno, mas em breve, será divulgada a nova data do evento”, refere em comunicado.

Lançadas pelo município de Carrazeda de Ansiães, as cinco Pequenas Rotas (PR) – homologadas pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo – atravessam aldeias e lugares privilegiados, como miradouros sobre o rio Douro.

O desafio vai muito além de uma simples caminhada, a autarquia pretende sobretudo “valorizar diversos pontos de interesse, que do ponto de vista patrimonial, cultural, histórico e até económico, são elementos integridades da singularidade do território”.

Este fim de semana não há trilhos para experimentar, mas há pormenores a saber antes de partir na aventura, com data a anunciar brevemente.

O “Trilho da Fraga das Ferraduras” com 9 quilómetros é um percurso circular com início e fim junto à Igreja Paroquial de Ribalonga. A organização destaca que nesta localidade ainda é preservada a arquitetura tradicional das aldeias vinhateiras, bem como alguns imóveis de interesse histórico. Entre estes, merece especial atenção a igreja matriz dedicada a Santa Marinha e datada do século XVIII. O percurso segue em direção ao Miradouro da Fraga das Ferraduras, permitindo observar um extenso e belo trecho da paisagem duriense, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade

Já o “Trilho das Quedas d’Alto” — também circular e com 9 quilómetros —, começa e termina junto à Associação Cultural Recreativa de Linhares (ACRL). No troço inicial, o PR5 toma a direção do miradouro das Quedas d’Alto. No trajeto existe uma derivação que permite o acesso à Ribeira de Linhares e à observação das denominadas “Quedas d’Alto”, queda de água com vários metros de altura. Retomando o percurso e atravessando a ponte e os passadiços, o trilho segue junto à margem da ribeira até uma derivação que nos conduz ao Miradouro dos Moinhos passando por quatro estruturas molinológicas, anteriormente utilizadas pela população local na transformação do cereal em farinha. O percurso permite ainda aceder ao morro do Castelo de Linhares, de onde se pode contemplar um amplo troço do vale do Rio Douro.

Os primeiros percursos a serem inaugurados foram o “Trilho da Aldeia dos Moinhos” e o “Trilho do Miradouro da Cova Escura”, no passado dia 27 de março.

Jornalista: Rita Teixeira

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia