A partir desta sexta-feira (20), os funcionários da Administração Pública começam a receber os aumentos salariais aprovados nos acordos celebrados entre o Governo e dois sindicatos da função pública, com retroativos desde janeiro.

Com esta atualização, a remuneração base sobe para 934,99 euros, representando um aumento de 6,44% face aos 878,41 euros de 2025. Os trabalhadores com salários brutos mensais até 2.734,36 euros terão um incremento fixo de 56,58 euros, enquanto os vencimentos superiores serão atualizados em 2,15%. O acordo, assinado a 21 de janeiro com a Fesap e o STE, também prevê a subida do subsídio de refeição para 6,15 euros, com aumentos anuais de 15 cêntimos até 2029.

Segundo o aviso publicado pelo IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública no Diário da República a 16 de janeiro, os primeiros salários a serem pagos serão os da Presidência do Conselho de Ministros, dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Finanças, Reforma do Estado, Defesa Nacional, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Cultura, Juventude e Desporto, Assuntos Parlamentares e encargos gerais do Estado. Os restantes pagamentos decorrerão até 23 de fevereiro, sendo antecipados caso coincidam com fins de semana ou feriados.

Estes aumentos fazem parte do Acordo Plurianual 2026-2029 de Valorização dos Trabalhadores da Administração Pública, que mantém compromissos salariais iniciados em 2024 e introduz melhorias em áreas como subsídio de refeição e revisão de carreiras.

A Frente Comum, ligada à CGTP, optou por não assinar o acordo, afirmando que não aceitará medidas que prejudiquem os trabalhadores e solicita ao Governo a abrir um novo processo negocial extraordinário.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Alheiras Angelina
Artigo anteriorDESFILE DE CARNAVAL ENCANTOU AS RUAS DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA
Próximo artigoPORTUGAL RECEBE EUMODEX 2026, EXERCÍCIO EUROPEU DE PROTEÇÃO CIVIL EM VISEU