O Aeródromo Municipal de Vila Real realizou, a 25 de novembro, o seu exercício anual de verificação dos sistemas de emergência, uma ação prevista no processo de certificação da infraestrutura e destinada a avaliar a prontidão dos meios de socorro em caso de acidente. A operação contou com a participação de todas as entidades que, num cenário real, seriam chamadas a intervir.

No terreno estiveram equipas da PSP, GNR, Serviços Municipais de Proteção Civil, Bombeiros da Cruz Branca e Bombeiros da Cruz Verde. O simulacro permitiu testar a coordenação entre os vários agentes, o funcionamento dos procedimentos internos e a capacidade de atuação conjunta perante uma situação de emergência aeronáutica.

O vereador Carlos Silva, responsável pela Proteção Civil, sublinhou a relevância do exercício para garantir a segurança operacional da infraestrutura aeroportuária. “Estamos a realizar um exercício, um simulacro, um teste aos sistemas de emergência do aeródromo. A certificação obriga-nos a fazer anualmente um exercício em escala total, envolvendo todos os agentes que podem intervir num eventual incidente. Trata-se de um momento essencial para testar os sistemas de segurança e o envolvimento das diferentes organizações no socorro a um possível acidente nesta infraestrutura”, afirmou.

Segundo o município, iniciativas deste tipo são determinantes para assegurar que todos os meios envolvidos permanecem preparados e alinhados, reforçando a confiança na capacidade de resposta do aeródromo e dos seus parceiros operacionais.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Artigo anteriorROADSHOW ERASMUS+ ASSINALA 40.º ANIVERSÁRIO DA ADESÃO DE PORTUGAL À CEE EM VILA REAL