A segunda das Agendas para o Território, uma iniciativa promovida pelos deputados socialistas Sobrinho Teixeira e Berta Nunes, regressaram esta sexta-feira a Torre de Moncorvo. O tema em discussão é a área social, uma vez que conta com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A sessão focada sobre os “Desafios do Sector Social nas Regiões do Interior” tem como objetivo “ouvir as instituições que trabalham na área social, as IPSS’s, as Misericórdias, as mutualidades e também ouvir as autarquias, uma vez que estas últimas aceitaram a transferência de competências na área social”, explicou Berta Nunes, esta manhã, à margem da visita da ministra à Casa do Menino Jesus de Pereira, no concelho de Mirandela.

A deputa reforçou ainda que as entidades presentes na Associação dos Comerciantes, Industriais e Prestadores de Serviços de Torre de Moncorvo (ACIM) têm uma oportunidade para expor as dificuldades que atravessam atualmente.

“Porque há especificidades nos territórios de baixa densidade que é preciso ter em conta e é preciso tomar decisões nesta matéria e é isso que vamos fazer hoje, ouvir os atores no terreno”, sublinhou.

Berta Nunes afirma que este é um tema importante para o distrito de Bragança, uma vez que “é um distrito envelhecido e isso cria muitos desafios. Temos também problemas no apoio às crianças, nomeadamente, em creches e infantários (…) e esperemos que a gratuitidade destes espaços [proposta do Governo], esteja também acessível a esta região”.

A próxima iniciativa está marcada para Mogadouro, para falar-se sobre turismo. Ao que tudo indica a quarta decorrerá em Mirandela, que terá como tema principal a água.

Jornalista: Rita Teixeira

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n