Agrisocial é o nome do projeto que vai colocar a agricultura familiar a fornecer escolas e instituições. O investimento rondou os 88 mil euros.

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) pretende apostar na pequena agricultura do território para criar valor económico, fixar pessoas e combater o desperdício alimentar.

Praticamente metade da população dos nove concelhos desta CIM dedica-se à agricultura familiar, essencialmente para consumo próprios, mas com excedentes, sobretudo nas hortas, que poderiam ajudar a abastecer as cantinas escolas e instituições como lares ou hospitais.

Esta é a ideia base do projeto Agrosocial, segundo o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, que espera ter, “até ao final do ano, algo de concreto para apresentar ao Governo”.

O responsável falava à margem da apresentação de algumas das conclusões de um estudo, financiado por verbas comunitárias e realizado nos últimos meses, para a criação de uma estratégia de desenvolvimento do território assente na pequena agricultura e sustentabilidade demográfica.

A iniciativa surge devido a mais de 55 mil pessoas – praticamente metade da população dos nove concelhos que integram a CIM-TTM – dedicarem-se à agricultura familiar em 25.900 pequenas explorações. 

O presidente da CIM-TTM, Jorge Fidalgo, acredita que a região tem capacidade para responder às necessidades de consumo destas instituições. 

“Vemos essas instituições a ter que lançar concursos para adquirir determinados produtos que muitas vezes vêm de fora do território e, às vezes, do estrangeiro. Para nós isso não faz sentido porque se as pessoas souberem que produzem e que o seu produto vai ser adquirido e comercializado é um incentivo a que possam continuar a produzir dentro de determinados parâmetros e condições”, referiu, em declarações à agência Lusa.

Sublinhou ainda que, a CIM e as câmaras municipais “estarão dispostas a fazer, por exemplo, um centro de recolha de alimentos” a criar “um sistema de transporte de produtos, ir buscar ao produtor e ir levar ao consumidor”.

Recorde-se que os municípios que integram a CIM-TTM são Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Alfândega da Fé, Vinhais, Vimioso, Vila Flor, Miranda do Douro e Mogadouro.

Jornalista: Rita Teixeira 

Foto: EPA/Ramon Van Flymen 

Slider