Candidatura ao PRR foi aprovada e prevê investimento de um milhão de euros na aquisição de equipamento tecnológico. O Agrupamento de Escolas de Mirandela (AEM) vai ter, em 2023, um Centro Tecnológico Especializado (CTE) de Informática.

É o resultado da aprovação de uma candidatura à componente de Qualificações e Competências do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) que fixa como objetivo estratégico aumentar a capacidade de resposta do sistema educativo e formativo, para combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego, sobretudo dos jovens e adultos com baixas qualificações.

O CTE de Informática foi mesmo o único aprovado para escolas públicas no território da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) que “prevê um investimento de cerca de um milhão de euros para a aquisição de recursos educativos tecnológicos de ponta” que irá beneficiar principalmente os cerca de 75 alunos que frequentam o curso profissional de técnico de informática e multimédia na escola secundária, adianta o diretor do AEM.

“Temos um bloco alocado aos cursos profissionais de informática e multimédia e isto vai permitir desenvolver três salas e um laboratório de redes para desenvolvimento de competências dos alunos na área desses cursos, em específico de informática”, explica Carlos Alberto Lopes.

O diretor do maior agrupamento de escolas do distrito de Bragança entende que o mais importante “é que a candidatura foi deferida e vai permitir que o agrupamento desenvolva aqui competências digitais ao nível do território, até porque existem muitos parceiros envolvidos na candidatura que poderão agora dar o seu contributo, não tem como objetivo fechar-se dentro do agrupamento”.

De facto, nesta candidatura estão envolvidas parcerias com a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, outras escolas do concelho, o Município, Associação Comercial e Industrial, entre outras instituições

Carlos Alberto Lopes enaltece “o empenho” de toda a equipa responsável pela candidatura para que este investimento fosse aprovado com uma pontuação de 90. “Tiveram de abdicar das suas férias, porque a candidatura decorreu de 15 de julho até ao final de agosto e isso obrigou a que esta equipa que já tem uma larga experiência nos cursos profissionais desse aqui um contributo muito valioso e nomeadamente os parceiros e a consultadoria que foi feita para que a candidatura estivesse a tempo e horas submetida no portal”, refere.

Jornalista: Fernando Pires

Foto: Canal N/Arquivo

Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorASSEMBLEIA MUNICIPAL DE MIRANDELA APROVA PLANO E ORÇAMENTO PARA 2023
Próximo artigoAPREENDIDAS ARMAS POR AMEAÇAS EM TORRE DE MONCORVO