O mundo conheceu-o pelas defesas impossíveis. Cabo Verde celebra-o como herói. Mas, longe dos relvados e dos milhões de seguidores conquistados nos últimos dias, existe uma história que revela quem é verdadeiramente Vozinha.
Uma história feita de carinho, preocupação e saudade.Chama-se Akyra.
A Labrador acompanha há anos a vida do guarda-redes cabo-verdiano e ocupa um lugar muito especial no seu coração. Para quem o conhece de perto, não há dúvidas: a relação entre os dois vai muito além da de um simples dono e do seu animal de estimação.
“O Vozinha tem um amor à Akyra como se fosse um filho”, conta Anabela Vassal, amiga do antigo guarda-redes do Desportivo de Chaves e a pessoa em quem o internacional cabo-verdiano deposita total confiança sempre que precisa de se ausentar.
É Anabela quem cuida de Akyra durante os estágios e compromissos profissionais do atleta. E é também ela quem testemunha diariamente a falta que a cadela faz ao guardião.
“Antes de sair de Chaves para se juntar à Seleção, fez questão de a levar ao veterinário para garantir que estava tudo bem. Todos os dias lhe envio fotografias e vídeos da cadela”, revelou.
À distância, Vozinha procura saber se Akyra comeu, se está tranquila, se brincou, se está feliz. Entre treinos, viagens e jogos decisivos, há sempre tempo para perguntar por ela.
Os milhões de pessoas que o viram travar a poderosa Espanha dificilmente imaginam que o homem sereno entre os postes se emociona com um vídeo enviado a partir de Chaves.
Mas é precisamente nesses pequenos gestos que se descobre a dimensão humana do atleta.
“É um amor muito pouco comum. A Akyra é um amor, não ladra a ninguém. Até já chorei só de pensar que o Vozinha vai deixar o Chaves e que a Akyra vai embora”, confessa Anabela, sem esconder a emoção.
Enquanto o mundo fala do guarda-redes de 40 anos que desafiou o tempo e brilhou num Campeonato do Mundo, em Chaves guarda-se outra imagem de Vozinha.
A do homem que, antes de representar o seu país, fez questão de confirmar que a sua companheira de quatro patas estava bem.
A do dono que pede fotografias todos os dias para matar saudades.
A do amigo que encontrou em Akyra um refúgio silencioso num futebol tantas vezes marcado pela pressão e pela distância.
Porque, por detrás das luvas, das defesas e do reconhecimento internacional, há histórias que ajudam a perceber quem são realmente os protagonistas do desporto.
E talvez a mais bonita de todas seja esta: a história de um guarda-redes admirado por sete milhões de seguidores que conquistou logo depois do jogo, cujo maior gesto de ternura acontece longe das câmaras, ao lado de uma Labrador chamada Akyra.
Jornalista: Paulo Silva Reis
Fotos DR




















