O presidente da Câmara de Vila Real, Alexandre Favaios, apontou a habitação acessível como o principal desafio do novo mandato, destacando também a criação de emprego qualificado e o desenvolvimento económico como pilares da sua governação. As declarações foram feitas a 26 de outubro, durante a cerimónia de tomada de posse no Teatro Municipal.
O autarca afirmou que “o primeiro grande desafio que enfrentamos é o da habitação acessível e a qualidade de vida”, lembrando que “para muitos jovens, o maior obstáculo à emancipação é encontrar uma casa a um preço justo”.
“Hoje, ao assumir o cargo de presidente da Câmara de Vila Real, faço-o com emoção, humildade e um profundo sentido de responsabilidade perante esta terra que tanto amo”, disse Alexandre Favaios, garantindo que o executivo socialista “está preparado” para responder às necessidades do concelho.
Entre as medidas prioritárias, destacou o Bloco J, na Quinta do Centenário, “habitações destinadas a jovens, com rendas controladas”, bem como os programas Renda J e A Minha Casa, que irão apoiar o arrendamento e o crédito à habitação. “Habitar em Vila Real não será um privilégio, será um direito”, assegurou.
No campo económico, o autarca anunciou a conclusão, até 2026, da nova zona de acolhimento empresarial, e o início da segunda fase “com mais 50 lotes, uma aposta estratégica para a próxima década”.
Alexandre Favaios apelou ainda ao fim das divisões políticas: “Passou o tempo das querelas políticas. É tempo de trabalhar em prol de Vila Real. Nós temos que falar com as pessoas e não apenas para as pessoas” concluiu.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR




















