A exposição “Porque te (im) portas e janelas?!” abre hoje portas no Centro de Interpretação do Território Sambade (CIT) em Alfândega da Fé e vai estar patente até ao dia 30 de abril, disse em comunicado o município. 

A exposição resulta da II Maratona Fotográfica, organizada pelo CIT, que se realizou no dia 7 de setembro de 2019.

Esta mostra, já anteriormente apresentada ao público em formato digital, devido à pandemia da covid-19, salta agora para o espaço de exposições temporárias do CIT para “revelar uma das melhores formas de divulgação e promoção do território de Alfândega da Fé”.

À semelhança das outras iniciativas desenvolvidas no âmbito desta temática, a autarquia promoveu o encontro para amantes de fotografia, que partiram em busca das melhores imagens do território. 

“O tema portas e janelas foi lançado, no sentido de se abrirem outras perspetivas à criatividade, para uma inspiração que, podendo à partida parecer mais difícil, não o é, e onde se podem facilmente destacar outros elementos que se enquadram nos propostos, desde os adornos, as maçanetas, as fechaduras, os reflexos, o ambiente envolvente e tantos outros”, acrescenta. 

Cada participante “abriu e fechou a porta e a janela que mais lhe encheu os olhos e a lente”, o que resultou em 24 trabalhos distintos, com cores, paisagens, património e arquitetura variados, mas em que todos representam o território.

Os trabalhos expostos são o resultado da selecção do júri da II Maratona Fotográfica, onde se destaca o vencedor da iniciativa, com mais trabalhos selecionados, João Teixeira e o autor da “Melhor fotografia”, Bruno Terêncio.

Jornalista: Sara Teixeira

Slider