Após dois dias de combate intenso ao incêndio que afetou recentemente várias localidades do concelho de Alfândega da Fé, a Câmara Municipal iniciou o levantamento dos prejuízos causados pelas chamas e anunciou a criação de um balcão de apoio destinado aos proprietários lesados. Em comunicado, o Autarca Eduardo Tavares sublinha que “É fundamental atuarmos já no terreno para identificar os prejuízos e estarmos preparados para que ninguém fique para trás quando os apoios forem disponibilizados”.

“O incêndio que nos últimos dois dias assolou várias localidades do concelho de Alfândega da Fé deixou um grande rasto de destruição, mas, felizmente, neste momento, encontra-se dominado”, informou o presidente da autarquia, Eduardo Tavares, em comunicado emitido esta quinta-feira, 21 de agosto. As localidades de Vilares da Vilariça, Colmeais, Valverde, Vilarelhos, Eucísia e Santa Justa foram particularmente afetadas, com danos “significativos para as pessoas e para o nosso território”, referiu o autarca, que acompanhou o combate às chamas no terreno.

Face à dimensão dos prejuízos, o Município está a agir de forma imediata. “Quero manifestar a minha solidariedade para com os agricultores afetados e informar que o Município vai disponibilizar um balcão de apoio destinado aos proprietários lesados pelos incêndios rurais no concelho, para que possam aceder, logo que possível, às medidas de apoio que o Governo irá anunciar em breve”, garantiu.

Segundo o presidente, “no terreno já estão técnicos da autarquia para efetuarem o registo e identificação das propriedades afetadas, em articulação com as respetivas Juntas de Freguesia”. O objetivo é garantir uma resposta ágil e organizada assim que forem abertas candidaturas às ajudas estatais. Além do apoio técnico, o Município quer prestar um acompanhamento direto e próximo a quem sofreu prejuízos, reunindo a informação necessária para acelerar os processos de indemnização ou recuperação.

Apesar do foco estar agora na recuperação, Eduardo Tavares não deixou de destacar o trabalho de todos os que estiveram na linha da frente do combate. “Testemunhei o esforço conjunto, a resiliência e a coragem destes homens e mulheres”, afirmou, referindo-se a Bombeiros, GNR, Proteção Civil, Juntas de Freguesia, operadores de máquinas de rastos e à população que prestou auxílio. Uma palavra especial foi dirigida aos operadores de máquinas de rastos, cuja intervenção foi, segundo o autarca, “determinante no combate às chamas”. No total, estiveram envolvidas oito máquinas, do Município e de prestadores de serviços, que se juntaram de imediato à operação.

Eduardo Tavares destacou ainda a “solidariedade e entreajuda demonstrada pelas Juntas de Freguesia”, essenciais tanto no combate ao fogo como agora no processo de levantamento dos estragos.

Apesar do incêndio estar controlado, a autarquia mantém o alerta. “Continuaremos vigilantes e apelamos a toda a população para que respeite as orientações das autoridades e cumpra as regras de segurança, de forma a evitar a propagação ou o surgimento de novos focos de incêndio”, concluiu o autarca de Alfândega da Fé.

Jornalista: Vitória Botelho

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorDISCUSSÃO NO TRÂNSITO TERMINA COM UM FERIDO A TIRO EM MOGADOURO
Próximo artigoTEMPERATURAS CAEM E CHUVA CHEGA AO NORTE NESTE FIM DE SEMANA