O município de Alijó, através do Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vão comemorar o Dia Internacional do Pão com um conjunto de atividades dedicadas à tradição secular da padaria no concelho de Alijó.

Sob o mote “As voltas que o Pão dá – Evolução e Perspetivas de Futuro”, o Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho “será palco, nos dias 13 e 14 de outubro, de um vasto programa de atividades dedicadas a este importante produto local e ao futuro das padarias do concelho”, refere a autarquia.

A iniciativa pretende envolver os atuais padeiros e padeiras, assim como académicos e investigadores ligados a esta temática, não deixando de fora o poder local e os agentes privados. Um dos momentos contará com um padeiro proveniente da Galiza, a fim de dar o seu testemunho em relação aos desafios que a atividade enfrentou naquela região.

No dia 14, a conferência de abertura é dedicada à “Alimentação e Identidades no Norte de Portugal”, seguindo-se uma conversa sobre a “Evolução e Perspetivas Futuras da Atividade da Padaria em Favaios”. Durante a tarde, terá lugar uma conversa com padeiras e padeiros do Concelho, dedicadas às suas “Histórias de Vida e Preocupações de Futuro”.

O programa será complementado com uma visita a uma padaria tradicional de Favaios, provas de pão e bola de carne.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, mas é necessário realizar uma inscrição através do e-mail [email protected] ou ligar para 259950073.

Veja o cartaz completo aqui.

Foto: Arquivo/Canal N

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Artigo anteriorVINHAIS ATRIBUIU PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR SUPERIORES A TRÊS MIL EUROS
Próximo artigoMIRANDA DO DOURO TEM DUAS NOVAS “VARANDAS” SOBRE O RIO DOURO